Será que a vida deve ser comanda por boatos? Talvez na nossa universidade deva, naaaaaaaa estou a brincar, claro que não deve. Á informação deve ser passada de forma directa e clara sem margem para dúvidas e em todos os meios disponíveis, de forma a garantir uma boa divulgação dos factos sem deixar lacunas e nem criando problemas de comunicação, pois de problemas já estamos cheios. Nós temos um blog da faculdade dêem-lhe uso, temos o site da Uni-CV, temos os quadros lá da escola, temos o webmail Live-edu, temos tantas e diversas formas para nos comunicar e tantas outras que podem ser criadas...
Boatos (exemplo de sua propagação)
(Tudo começa quando alguém resolve perguntar se tem recurso)
Emissor – Quando haverá recursos?
↓*
Receptor - Não sei talvez a partir da próxima semana
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Receptor - Emissor – Talvez haja recursos lá para o dia 15
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Receptor - Emissor –Os recursos são no dia 15
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Receptor - Emissor –Inscrições recurso dia 15
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
(Já nesta fase todos já sabem da informação, que na realidade não passou de um BOATO)
*cada ↓ corresponde a uma pessoa
Emissor*MSG*→codificação + canal (seguro) - codificação - ruído → *MSG*Receptor = Aluno satisfeito
Boatos fazem parte da comunicação informal da universidade e advém de um comportamento natural das pessoas. Porém, alguns boatos podem trazer prejuízos para o ambiente de trabalho, para a confiança e a relação entre funcionários, presidente, estudantes, entre os próprios funcionários e para cada indivíduo em particular. É preciso tomar cuidado com o que se fala dentro do trabalho, nos corredores da universidade, nas salas de aula..., respeitando todas as pessoas que estão ao seu redor. Ninguém pode calcular o dano que um boato ou uma fofoca pode trazer a um determinado ambiente de trabalho e aos colegas, afinal cada um reage de uma determinada forma nessa situação. É papel também dos “que estão lá em cima” entender e saber administrar a comunicação informal, de forma que eles possam tomar atitudes que possam impedir os rumores ou neutralizar aqueles que surgirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário